quarta-feira, 13 de junho de 2007

Dia dos namorados...


Ah, o dia dos namorados. Que dia lindo, que dia romântico. Todos se amando.
As pessoas que estão sozinhas ficam deprimidas e as que têm alguém ficam desesperadas para comprar um presente. Eu mesmo fui vitima de um desses apaixonados que num ímpeto no transito deu uma fechada daquelas que podem ser escritas nos anais das fechadas, sem trocadilhos, como uma das mais selvagens já sofridas por um motorista de Gurgel. Eu reclamei, e ele com todo o amor que o levou a comprar o presente, cuja linda embalagem aparecia pelo vidro traseiro, me mostrou o dedo do meio e mandou eu me foder. Por isso eu digo que o amor muda as pessoas. Eu por exemplo. Quando o amor acabou eu mudei. Me mudei na verdade, para a casa dos meus pais. Sou a prova viva da mudança que esse sentimento causa.
Resolvi investigar de onde veio o dia dos namorados. Ouvi de uma jornalista que essa data vinha de uma linda história de amor. Na mesma hora pensei “Se é uma linda história de amor, então o cara se fode no final. Certeza.”. E olha só a história.
Nos EUA e na Europa o dia dos namorados é conhecido como Valentine´s Day e é comemorado no dia 14 de fevereiro. A data aqui no Brasil foi modificada por motivos comerciais, com certeza, afinal esse devia ser um mês meio morto para o comércio. Mas o caso é que ele foi criado segundo alguns em homenagem ao bispo de Terni, Valentino que em 270 a.C. desafiou o imperador romano Claudius II que proibia a realização de casamentos, pois os homens casados e noivos não queriam abandonar suas companheiras para lutar no exército. O bispo decidiu que continuaria realizando os casamentos e foi pego pelo imperador que mandou jogá-lo na masmorra e enquanto esperava por sua execução ele se apaixonou pela filha cega do carcereiro. A garota milagrosamente recuperou a visão e para se despedir dela o bispo então mandou uma carta de amor. Daí vem a expressão “From your Valentine”.
Eu não sei se eu sou insensível demais, mas eu não vi nenhuma história linda nisso. Quer dizer, a menina recuperou a visão, legal, mas e o cara. O bispo? Porra. Ele recuperou a visão da menina escreveu uma carta pra ela e mesmo depois de realizar um milagre foi executado. Onde é linda essa história? Onde? Parece mais uma história de separação atual. Mas ninguém fala “Olha que lindo. Eles se separaram e ela ficou com tudo” ou “Olha que lindo, ela recuperou a visão e ele foi executado.”. É por isso que eu digo que essas histórias são contadas para mulheres. Só elas conseguem ver beleza nisso. E o autor deve pensar “Já que os homens não gostam das histórias de amor, o mocinho vai pagar o pato em nome deles”.
Eu não consigo entender o que as mulheres vêem de lindo nessas histórias. Quer ver? Vamos pegar a história mais deprimente de todo o mundo. Essa mesma. Romeu e Julieta.
A mulher faz uma cagada, o Romeu que devia ser uma porra de um depressivo toma o veneno, e vai caindo a tempo de vê-la se mexendo. Só tem tempo de pensar “Puta que par...” e morre. Ele morre.
Aí a Julieta acorda e vê o cara morto. O que ela faz? O que toda mulher faria. Se desespera. Então ela pensa em algo genial. Tentar pegar o veneno dos lábios do Romeu. Eu não quero criticar a Julieta, não, longe de mim, mas esse é o tipo de idéia que só a patricinha poderia ter tido mesmo. Qualquer pessoa que já bebeu pelo menos um copo de água na vida sabe que a água só fica nos lábios quando a gente se baba. E isso já devia ser assim desde que inventaram os copos. Injustificável. Ela não consegue claro. E o que ela faz? Pega a espada e se mata.
Só resumindo. O tonto do Romeu se tivesse esperado mais dois minutos, veria que ela estava viva, mas ele se mata. A Julieta vendo ele morto faz o que? Se mata. E tem gente que acha essa história linda! Eu que gosto de ver sangue nas histórias fiquei horrorizado.
Quer ver outra? Alguém se lembra quem cortou o cabelo do Sansão? Que história linda. E porque o indestrutível Aquiles morreu? Alguém se lembra?
É. Sobrevivemos a mais um dia dos namorados meu amigo. Sobrevivemos ao amor das mulheres.
E eu me pergunto: Será que toda a história de amor tem que acabar assim? Com todos que assistem saindo chorando do cinema? E as mulheres achando isso tudo lindo?
É claro que sim.
E o pior. Tudo fica mais “lindo” quando o mocinho morre.
E o que torna a coisa mais perigosa? A gente não aprende e acaba sempre se apaixonando de novo.

3 comentários:

Rogério Silva disse...

Se fosses um recipiente de azeite, o remanso denso da superfície negaria a aprovação no teste de acidez... Recorra ao valhacouto que indica o coração! r.Bauer

Gleyciely MoraEs disse...

boa. Mais muito maxista....rrsrsrs bjs

Unknown disse...

HAHAHHAA BOA ...muito boa ...eu dei bastante risada ...Mais ó pensa comigo tem coisa mais bonita do q um cara morre de amor , meu pensa ...é a mesma coisa uma mulher q daria q vida por vc ..um amor sem fronteiras!!! alias esse filme é muito bom .....AMOR SEM FRONTEIRAS ou DIARIO DE UMA PAIXÃO assiste vc vai ver as coisas de um outro angulo....hahahaha ...bjos