quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Deu no noticiário...

Segue a reportagem na integra de um dos piores jornalistas do Brasil. Na minha opinião leiga é claro.

RECORD NEWS: A GLOBO ENTENDEU O RECADO

Paulo Henrique Amorim

Na inauguração da Record News, nesta quinta feira, dia 27, à noite, a Globo sentiu o tamanho do problema que tem a enfrentar: a Record.
O proprietário da Record, o empresário Edir Macedo, deixou claro que a estratégia da Record News – um canal de noticias 24 horas no ar, de GRAÇA – faz parte de uma estratégia para corrigir "uma injustiça" (a forma como a Globo manipulou a prisão de Edir Macedo, 15 anos atrás) e acabar com um monopólio.
Nenhuma democracia do mundo pode conviver por muito tempo com a situação anômala de que desfruta a Globo: com 50% da audiência, a Globo detém 70% da verba publicitária.
Como a tevê tem 50% de todo real gasto em publicidade, a Globo fica – só a Globo, rede de televisão – com 35 centavos!
De cada real gasto em publicidade, num país que se diz democrático, e do tamanho do Brasil, a Globo fica com 35 centavos!
Já que as instituições "democráticas" não enfrentaram o problema, o mercado vai enfrentar.
A Record resolveu entrar de sola na fatia do mercado mais rentável da tevê aberta – a teledramaturgia -; e a Record News vai quebrar o monopólio da informação: todo mundo vai ter noticia 24 horas por dia, de GRAÇA.
Edir Macedo falou para a Globo.
O presidente Lula também.
Lula terminou com uma frase que dizia assim: quando inauguro um jornal, uma tevê, uma rádio, penso naquela frase "... liberdade! liberdade!, abre as asas sobre nós!".
Uma prova de que Macedo e Lula foram ao centro do problema – a Globo – é que o outro orador da noite, o presidente eleito José Serra, não foi capaz de dizer uma única palavra que merecesse ser lembrada...
Ele, que mantém uma relação "especial" com a Globo de São Paulo.
(Por falar nisso, como disse o filosofo Paulo Arantes, na Folha, "o que pensa esse rapaz?", o Serra?)
Em tempo: como observa amiga muito bonita, algo já mudou mesmo. Antes, a Globo, arrogante, ignorava tudo o que falavam dela. Seria dar palanque a quem não merecia. Hoje, sexta-feira, dia 28, na primeira página, O Globo publica a foto do presidente Lula com Edir Macedo, no momento em que punham a Record News no ar. Sim, cara amiga, já mudou muita coisa. O Presidente da República, por exemplo...


Não é possível. Posso não ser um jornalista, nem um intelectual, mas vou fazer algumas observações a respeito do texto acima, escrito por um repórter formado e bem conceituado.
Em primeiro lugar ele comemora o fato de um novo canal de jornalismo ser colocado no ar, no antigo canal da rede Mulher, também pertencente à rede Record, com a clara estratégia de se “corrigir uma injustiça feita contra o Edir Macedo há quinze anos.” Acredito que um canal com essa filosofia, não seja muito imparcial. Ainda mais se tratando, bem, de quem se está tratando.
Em segundo lugar, ele acha lindo o dono da Universal e o presidente semi-analfabeto, discursarem de forma aberta sobre o apoio a esse canal, enquanto a única pessoa com um pouco mais de cultura se calou. Aliás, quem é esse Paulo Henrique Amorim para eleger o Serra presidente? Será que ele não sabe que em uma democracia só há um presidente? É como o Highlander. Só pode haver um.
É meus amigos. Eu vou continuar lendo o Estadão. Não sei por que, mas não sinto a menor confiança nesse novo canal.
E enquanto não surgir algo realmente decente na televisão... Viva a Globo.

Retificação em 04/10
Ainda em tempo. Obrigado Gwen. Esqueci de colocar as informações acerca da reportagem.
Publicada no "Conversa afiada" do IG no dia 28/09 o link para a reportagem é:
http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/457501-458000/457577/457577_1.html

2 comentários:

Gwen disse...

Isso é pegadinha? Kd o link? rs...

Hipótese 1: ele saiu da Globo MUITO magoado e escreveu isso em um acesso de vingança, fúria, sei lá.

Hipótese 2(e mais viável): escreveram o texto e mandaram que ele assinasse. Não parece o texto de um jornalista. Ainda mais de um que tem de carreira a soma das nossas idades.

Hipótese 3: surtou!

Agora fiquei curiosa... Vou pesquisar um pouco.

Prós disse...

Eu gosto da hipótese 3. Mas você sabe que eu não sou imparcial...