sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Capitão Nascimento...


Eu assisti a muitos filmes brasileiros ruins. Muitos mesmo. Mas, pra mim, um dos piores foi Carandiru.
Que filme lixo.
O que mais me irritou nesse filme foi a visão humanizada que quiseram passar, dos bandidos. Bandido não era bandido. Fiquei puto, quando um dos marginais morreu na grade, de braços abertos, parecendo Jesus Cristo crucificado. Só um diretor que não conhece nada a respeito do assunto, que nunca pisou em um presídio para fazer uma merda desse porte. Hector Babenco, faz filme sobre o que não conhece.
É bem a cara do Brasil mesmo. Bandido vira herói.
Isso quando não vira braço direito de Presidente da República. É a cara do País marginalizado.
Eu trabalhei em um ambiente muito parecido, se não idêntico, ao de um presídio e digo para quem quiser. Bandido é bandido e se tiver uma chance, você dançou. Não tem essa de amigo.
Acho que por isso eu gostei de Cidade de Deus. Alguém ficou com dó quando morreu o Zé Pequeno? Não. Sabe por quê? Por que ele era criminoso. Tudo bem que tem umas mancadas, como outros que não parecem tão maus, mas foi menos pior que Carandiru.
Mas no fim de semana eu vi “Tropa de Elite”. Finalmente um filme brasileiro bom. Não passa a mão na cabeça dos policiais, não passa a mão na cabeça da sociedade, dos consumidores de drogas e não passa a mão na cabeça dos bandidos. Ele mostra a realidade. Ou parte dela. Quer saber do que eu gostei? De ter os caras maus do nosso lado. Isso é um alivio. Pessoas que como os bandidos, matam sem dó, torturam e fazem o que é necessário para que tudo se resolva de um jeito ou de outro. Chega de mocinhos que são só “mocinhos”. Nós queremos só gente assim do nosso lado.
Precisa torturar? Ele tortura. Tem que bater? Ele bate. Não precisa matar? Ele mata.
Olha o e-mail que recebi do meu cunhado, o Cláudio.

Um dia quiseram ver quem era o melhor: McGyver, Jack Bauer, ou Cap. Nascimento .
Chegaram pro McGyver e falaram: A gente soltou um coelho nessa floresta. Encontre mais rápido que os outros e você será considerado o melhor!
McGyver pegou uma moeda de 5 centavos no chão, um graveto e uma pedra e entrou na floresta. Demorou 2 dias pra construir um detector de coelhos em floresta e voltou no 3o dia com o coelho.
Chegaram pro Jack Bauer e falaram a mesma coisa.
Ele entrou correndo na floresta e 24 horas depois apareceu com o coelho. Pediu desculpas porque teve q desarmar 5 bombas nucleares, recuperar 15 armas químicas, escapar de um navio cargueiro que ia pra china e matar 100 terroristas pra chegar ate o coelho.
Pediram então para o Cap. Nascimento ir buscar o coelho. Se ele demorasse menos de 24 horas ele seria o melhor. No que ele respondeu:
- Ta de sacanagem comigo 05? Ce ta de sacanagem comigo? Você acha que eu tenho um dia inteiro pra perder com essa porra de brincadeira 05 ? Tu eh mo-le-que! MO-LE-QUE 05!!! Virou-se calmamente para a floresta e gritou:
- Pede pra sair!!! Pede pra sair cambada!!!
Em menos de 5 segundos já tinham saído da floresta: 300 coelhos, 20 jaguatiricas, 50 jacarés, 1000 paca-tatu-cotia-anã, o Shrek e o monstro-fumaça do Lost.
Então ele gritou:
- 02, tem gente com medinho de sair da floresta, 02!
- 07, traz a 12!
Nisso o Bin laden saiu da floresta correndo com as mão atras da cabeça!!


Olha, pode até não existir um Capitão Nascimento. Mas se existir parceiro, eu sou fã do cara.

3 comentários:

Vivi disse...

Eu tb sou fã do "cara". Meu... tu precisa vacilar aqui em Stos, sacou?? No aguardo mermão! rsrs

Adorei o filme ... pesado, como a realidade!
Beijo

Prós disse...

Só não vale gritar quando eu aportar: "Pede pra sair número 1. Pede pra sair."
Muito bom mesmo. Segundo a Gwen, estão pensando em fazer seriado do filme. A HBO está interessada e a - Deus nos livre - Record também.
Beijo.

Anônimo disse...

Fã eu não sei dizer, mas em todo caso, este tipo de gente continuará sendo necessário enquanto continuarmos sendo este povo cretino que somos... votando em gente absolutamente iguais a nós mesmos.
Queritcho, voltei a escrever no misscaipirinha, certo?
Bjs