segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Ácido...


Há algum tempo eu li na revista Veja, que conseguiram classificar, quatro principais tipos de humor. Existe, na reportagem, inclusive, um questionário que ao responder e somar o resultado, de acordo com as respostas, é possível descobrir qual é o seu tipo de humor, dentre os quatro: “Corrosivo”, “De bem com a vida”, “autodepreciativo” e “agregador”. Eu já havia feito o teste, nessa época, e descobri que o meu principal humor, pasmem, é o corrosivo.
Pois eu procurei e achei a reportagem on-line, e o link é http://veja.abril.com.br/151106/p_116.html.
Segundo a matéria, se o leitor obtiver uma somatória maior do que 17 pontos em um dos tipos, isso significa que esse é o humor principal, e que ele é frequentemente utilizado. O único humor que ficou abaixo dos 17, no meu caso, foi o “de bem com a vida”. E eu fiz 16. No meu humor principal, o corrosivo, eu atingi os 25 pontos. E no autodepreciativo fiquei na faixa dos 23.
É. Fica mais fácil enxergar as coisas, quando você passa a se conhecer. Eu sempre achei que fosse meio ácido, que não deixava passar nenhuma mancada dos meus amigos. Sempre entendi a frase, perder o amigo, mas nunca a piada. E sempre fiz cumprir isso. Mas não costumo perder meus amigos. Acho que eles estão acostumados. Acredito que eles entendam que isso faz parte do meu incomparável charme e que não distante, é mais forte que eu.
Já o que me fez pensar foi o autodepreciativo. Aquele em que você mesmo não perdoa as cagadas que faz. Os erros, os deslizes, as mancadas. Tudo, tudo, vira material para chacotas. Quanto mais feia a situação para você, mais engraçada ela se torna para os outros. Desde que você não faça papel de vitima, claro. As vitimas são chatas.
Mas esse também é o meu problema. Eu costumo ser melancólico e, são necessários anos de convivência para detectar quando estou assim. E quanto mais melancólico eu fico, mais ácido eu me torno.
Eu acabei descobrindo, que, por vezes, me escondo atrás do escárnio.
Quase ninguém percebe quando estou deprimido. A não ser, claro, que eu esteja muito, muito infeliz.
E não tem a frase que diz que todo palhaço é triste? Isso não é verdade. Minha ruína só se transforma em piadas quando acaba o meu material.
Por favor, alguém procure dar uma mancada na minha frente. Mesmo que pequena.
Não posso, de jeito nenhum, ficar sem material...

2 comentários:

Dejeve Cetier disse...

Falando em humor:
"Ahááá! Então quer dizer que hoje é o dia dos viados andarem de preto!"
"Ivan... sua camiseta..."
"É! ò_o... eu sei, ela é preta! T_T"

Prós disse...

Maldito seja por lembrar os meus deslizes.. hehehe...
abraço...