terça-feira, 4 de setembro de 2007

O que é uma chave primária?...

Época de correção de provas. Que coisa horrorosa.
Primeiro que é impossível fazer isso durante o expediente. Mesmo porque quando um professor diz que trabalha quatro horas, ele realmente trabalha durante as quatro horas. Já disse que tem dias que trabalho quinze? Eu chego parecendo um farrapo em casa. Não tenho forças nem pra falar.
Em que outro emprego você tem quarenta pares de olhos em cima de você, analisando o que você faz ou não? É puxado. E ainda tem aluno que insiste na velha pergunta. “O senhor trabalha também ou só da aula?”. Já falei sobre isso uma vez. Não vou me repetir.
De qualquer forma eu penso que deveria dar pontos extras nas provas para o uso da imaginação. Tem aluno que conseguiria evitar uma dependência se eu fizesse isso.
Só para se ter uma idéia, eu escolhi uma das 10 perguntas feitas para algumas turmas de um dos colégios onde dou aula. Um que comecei recentemente.
A pergunta era: “O que é uma chave primária?” Uma definição boa para isso seria: Chaves primárias (em inglês Primary Keys ou PK) sob o ponto de vista de banco de dados referem-se a um dado campo, cujos valores nunca se repetem e que podem ser usados como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados. Nesta chave não pode haver valores nulos ou repetidos.
Essa seria a explicação correta. Mas olha o que encontrei corrigindo as provas.

- Ela é uma ponte principal do DFD. Ela é tipo um menu. (E ele ainda coloca "tipo" um exemplo.)
- É o código fundamental para criação de um banco de dados.
- Uma ferramenta. (Simples, objetivo e sem noção da resposta certa.)
- É um modo de sempre ser padrão. Ex. Seguir uma sequencia de 1,2,3, etc. (Que bom. Outra com exemplo)
- É uma ferramenta usada para porcentagem. (hum?)
- Um processo simples do processo, no qual são resolvidos passos simples e não muito aprofundados. Muito básico. ( Voce esta tentando entender? Eu desisti na terceira vez que li.)
- É um chave com dois lados, usada para abrir sistemas seguros. (Meu queixo caiu no chão e todos os meus dentes quebraram.)

Professores deveriam ganhar por insalubridade. É dificil manter um minimo de sanidade nesse emprego.
Graças a Deus eu não era o professor desses caras. Ficaria doente com essas respostas. Mas pelo menos tive uma amostra do que eu tenho pela frente. Uma classe de caras que não querem nada, não gostam de assistir aulas e, não sabem nem o que é uma chave primária.
Para quem gosta de desafios esse é um prato cheio.
Alguém aí gosta de desafios?

3 comentários:

Gleyciely MoraEs disse...

Vc ainda nao se acustumou com essas pérolas professor?

Gwen disse...

Se o Codd soubesse português, teria se virado umas três vezes no caixão. Lembra da regra das duas instruções? Melhor tentar. ;)

Fico imaginando quais seriam as respostas sobre foreign key, hehehe...

Dejeve Cetier disse...

nossa... o nivel dos alunos ta meio baixo, djow @_@