segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Balanço de fim de ano...


Pobre blog, abandonado às moscas por quase um mês inteiro. Também, minha vida esse mês foi tão turbulenta, que me senti um avião em meio à tempestade. E achei por alguns momentos que ia cair.

Muitas provas para elaborar, aplicar, corrigir, assistir as apresentações de conclusão de módulo, fechamento de diários e entrega de notas, faltas e médias finais. Saí de um colégio e ganhei uma “promoção”, almejada há dois anos em outro. Turbulências, stress, correria, alegrias, tudo muito intenso, muito corrido. Agora que acabou e o ano está no fim, vou fazer o balanço.

Esse ano começou muito complicado, confuso. Demorei em aceitar algumas mudanças bruscas na minha vida. E olha que eu sou do tipo que não gosta de perder tempo aceitando as coisas. Eu prefiro ter reações rápidas ao que me acontece. Mas descobri que nem sempre é possível. Pelo menos aprendi uma valiosa lição.

Para não enlouquecer, no final do ano passado elaborei uma lista de projetos em que eu deveria me dedicar. Retifica do motor e capota nova para o meu carro foram duas coisas da lista. Fui muito bem nelas. Consegui antes de março terminar de pagar pelas duas. E ainda, no decorrer do ano, consegui trocar os pneus e colocar bancos novos, além de novos faróis, cintos e outras pequenas coisas. São as pequenas coisas que me trazem felicidade. Dirigir com prazer é uma delas.

Outros tópicos da tal lista foram “prioridade total para os amigos” e “um ou dois grandes amores”. Fui bem sucedido nas duas. Meus amigos de verdade não me abandonaram e ainda consegui outros maravilhosos, nessa cidade e em outras também. Pessoas que eu amo de coração e que me foram muito importantes, se não essenciais, nos momentos ruins e que agora que estou bem, têm a minha prioridade. Isso deverá se manter assim. Meu coração foi muito exigido esse ano. Para o bem e para o mau. Estou plenamente satisfeito com os resultados.

“Uma melhora no plano profissional” era o penúltimo item. Dei aula em vários locais, uns bons, outros terrivelmente opressivos parecidos demais com presídios, onde vivenciei coisas que não gostaria como o “suicídio” de um dos alunos. Coisa pra esquecer, instituição para deixar para trás.

Agora, somente no finalzinho do ano, consegui a coordenação de informática de um colégio em que trabalho. Porém saí de um outro onde os professores, apesar do pouco tempo em que convivemos se mostraram amigos valorosos e pessoas com quem adorei trocar informações. Tenho um ano pela frente, onde o lado profissional ocupará um bom espaço em minha vida.

E por ultimo eu queria “Uma melhora no plano espiritual”. Foi o único item em que fui totalmente mal sucedido. Busquei mudanças, e busquei também cursos para melhorar algumas facetas minhas que andam meio esquecidas, adormecidas, mas não tive êxito.

Falta-me maturidade nessa área.

Olhando para trás, daqui, do fiinzinho desse ano eu vejo que entre todas as coisas que aconteceram, foi no final das contas um bom ano. Consegui novas amizades, novo amor, praticamente terminei a minha licenciatura, estou com um carro reformado e consegui o apoio da área na escola para tentar mudanças e melhorias.

Olhando para frente eu não consigo ver muita coisa. Para frente é sempre nublado. Sempre difícil de ver. Mas eu farei novos planos. Vou impor-me novas metas.

Eu posso não saber o que me acontecerá amanhã, mas definitivamente, terei planos para me guiar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente. Viver a vida sem metas é navegar sem bússola. Atiramos pra todos os lados e não crescemos, de verdade, em nada. Parabéns pelo seu ano, o meu talvez não tenha sido um dos melhores... Pretendo seguir sua metodologia para 2008. Vlw Ivan, você é uma pessoa excepcional!

Anônimo disse...

Metas?? As vezes só causam frustações qdo não cumpridas!
Acredito em vida sem metas, viver um dia de cada vez ... é mais emocionante e menos frustante.
Seu ano foi excelente, afinal vc conheceu uma galerinha de Stos q gosta muito de vc, incluindo eu! hehehe
Beijos e que 2008 seja melhor q 2007 :P
beijinhos, Vivi

Gleyciely MoraEs disse...

vC ESQUECEU DE FALAR DA SUA NOVA AMIZADE DE 2007, A NOSSA QUE MARCOU D+ PRA MIM PROFESSOR....

Prós disse...

Agradeço Gleyci e não esqueci não. Apenas não achei vc on-line ainda. Valeu Vivi, e acredito em um meio termo. Viver com a maré misto com algumas metas. Na pior das hipóteses é um desafio. E o primeiro post, eu gostaria de saber de quem é. Mas obrigado mesmo assim. Obrigado a todos vcs.