quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que é ser um Nerd?


Tenho amigos nerds. Tenho alunos nerds. Talvez eu mesmo, seja um nerd. Acho que estou mais pra geek, mas isso ainda é um termo para especificar um subgrupo nerd. E só nerds utilizam esse tipo de especificação. A discussão entrou nas rodas de conversa principalmente depois do excelente “Duro de Matar 4.0”. Muitas mentiras, muitos tiros, muita ação, muito bom.
Melhor vestir logo a pele de nerd, então e recorrer à ferramenta preferida dos ditos. A Wikipedia. Segundo a enciclopédia mais visitada da internet Nerd é um termo relativamente abstrato que levanta muitas questões sobre o seu significado. A maioria definiria o nerd como um jovem anti-social cujos interesses recaem sobre tecnologia, coleções, RPG, ficção cientifica, comics, literatura, cinema, etc. Geralmente é empregado de forma pejorativa.
Por partes.
De acordo com essa definição eu definitivamente sou nerd. Trabalho com tecnologia, tenho coleções de gibis, notas e moedas, amo RPG, adoro cinema e tento ler um livro por mês. As únicas coisas que não encaixam são a parte da ficção cientifica e sobre ser anti-social. Aliás eu posso dizer que é o oposto. Sempre gostei de ser o centro das atenções. Não tenho problemas com público e quanto maior for a platéia, mais a vontade eu me sinto. Achei a profissão perfeita. Um professor não pode ser anti-social. Isso não seria natural.
A definição continua e faz inclusive menção a um tipo de autismo chamado síndrome de Asperger ou transtorno de Asperger e tem como sintomas: dificuldade de interação social e empatia; interpretação muito literal da linguagem; dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, pode isso ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto. É mais comum no sexo masculino.
Vejam só. Mas tirando a dificuldade com mudanças (Eu odeio mudanças. Ainda mais as que eu não controlo.), isso não pode ser aplicado a minha personalidade. Tentarei então desvendar, o que afinal de contas, é ser um nerd.

Vestimentas
Não pode faltar no guarda-roupas de um nerd a boa e velha camisa xadrez, camisas pretas com bandas antigas de rock estampadas, calças (as vezes mais curtas do que deveriam) e acessórios que difereciam essa tribo das demais: óculos e aparelho. O nerd terá quarenta anos e ainda usará seu aparelho. Se for fixo tudo bem, mas o bom mesmo é o móvel. Atinge a perfeição se for do tipo capacete.

Equipamentos
Todos eletrônicos. Agenda, celular, computador de mão, notebook e PC nãopodem faltar na vida desses seres. Se sair para algum lugar e esquecer um desses itens (tirando o PC, claro), ele volta para pegar. Seria a mesma coisa que andar de cueca pela rua. A falta desses equipamentos por muito tempo, pode causar terríveis crises de abstinência, que podem levar a depressão, com tremedeiras e prováveis tentativas de suicídio. Jamais convide um Nerd para ir a uma fazenda que não tenha pelo menos um ponto de acesso para seu Notebook.

Esportes
Ao ser questionado sobre esportes organizados e em equipe, os nerds logo se lembram de Lan´s party. Counter strike e batltefield podem ser considerados excelentes esportes em equipe, já que é necessário percorrer a pé todas as fases diversas vezes, com um mínimo de organização. E o melhor é que isso não faz suar.


Convívio Social
Dizer que um nerd não tem vida social é pura mentira. Eu diria que uma mentira deslavada. Quem diz isso não sabe que eles podem ter a sua própria casa, ganhar seu dinheiro, constituir família, enfim, levar uma vida normal. Existem muitos M.M.O.R.P.G.´s (Massive Multiplayer On Line RPG) que permitem isso. Ele conhece pessoas de todo o mundo. O problema é que toda a vida social dele fica dependendo de energia elétrica e equipamentos. Aliás, a maioria dos amigos do nerd, não sabem muito bem o que ele faz para ganhar dinheiro.

Sexo.
Só se for virtual. A falta de sexo marca essas pessoas. Afinal para conseguir isso, ele precisaria conviver com pessoas do sexo oposto, conversar durante horas para amolecer a resistência, e os assuntos não poderiam girar apenas em torno de tecnologia. Viva o sexo virtual. Pontos extras para os nerds casados (se houver). Ninguém entende mais a falta de sexo do que eles.

Filmes.
Senhor dos anéis, Matrix, Star Wars e Star Trek, são filmes obrigatórios. Se assistiu a todos eles, mas apenas uma vez, não ganha pontos. A partir da terceira reprise passam a contar. Detalhe. Nunca fale mal de Senhor dos Anéis para um nerd. Dizem que eles não são agressivos, mas é melhor não contar muito com a sorte. Ele não mexe com a sua religião. Não mexa, portanto, com a dele.


Não acho, afinal de contas que o termo nerd, possa ser usado de forma pejorativa. É mais um estilo de vida, como os hippies ou mauricinhos. Mas mesmo assim, se quiser continuar a atormentar essas pessoas, é sempre bom lembrar que eles um dia podem ser os seus chefes. As chances são grandes.
E outra.
Por muito tempo, o cara mais rico do mundo foi um nerd.

Um comentário:

Gwen disse...

A primeira vez q eu vi o termo foi no filme Vingança dos Nerds (1984): http://www.imdb.com/title/tt0088000/
mas até o colegial, parecia algo meio irreal...

Procurei no AcronymFinder.com e não tive respostas muito esclarecedoras (ou não-pejorativas)

Be nice to nerds (...) ;)